Gestão tributária para farmácias: como reduzir impostos?

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O planejamento tributário é exigido para o setor de mercado de atuação das farmácias. Existem alguns empreendedores deste segmento que não dão a devida atenção às obrigações tributárias e podem colocar a empresa em situação de vulnerabilidades.

Vulnerabilidades relativas a risco de sofrer multas, autuações, processos judiciais, apreensão de mercadorias ou até mesmo o fechamento da empresa.

Para evitar esses riscos, a empresa que atua no segmento farmacêutico deve manter suas contas em dia, sob orientação de um contador, para realização de entrada e saída de recursos e mercadorias, pagamento de tributos em dia e cálculo de contas a pagar e receber.

Dentre outras obrigações, estamos falando da importância da gestão tributária que se torna melhor orientada com a assessoria de uma boa contabilidade e de sistemas automatizados para registro de contas.

Neste artigo, apresentamos o conceito do plano de negócio direcionado para os tributos.

Planejamento tributário

Esse tipo de plano está interligado à gestão tributária como parte de um modelo de controle contábil para organizar as farmácias para organização das contas, manutenção do sistema operacional e apuração de todos os tributos a serem pagos ou não.

Geralmente, no mercado, ainda ocorre de muitas empresas desse segmento pagarem mais impostos do que o necessário e acumularem documentos e compromissos além do necessário.

A fim de evitar o pagamento excessivo de impostos, é importante pensar no enquadramento tributário podendo inserir a farmácia nos modelos do Simples Nacional ou do Lucro Presumido.

Quais impostos devem ser pagos?

A farmácia poderá ter de pagar como tributos:

– IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica);

– CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);

– Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social);

– PIS (Contribuição ao Programa da Integração Social);

– IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);

– A Previdência Social FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);

– Taxa de Licença de Funcionamento da Anvisa.

Lembrando que a farmácia ainda terá que pagar o ICMS que é de nível estadual e os impostos municipais como IPTU, TLIF, ISS, Taxa de Lixo, Taxa de Iluminação Pública, Alvará Municipal.

Benefícios da gestão contábil

Ao contar com uma boa gestão contábil, é possível manter as contas em dia, manter e conhecer quais impostos devem ser pagos e ainda poder, por meio de processo de recuperação ou obtenção de crédito, evitar pagamento de determinado percentual de imposto.

Esse tipo de gestão permite ao empreendedor criar soluções tributárias que ajudam a ampliar os lucros e reduzir a base de tributos de maneira legalizada, sendo que o valor pode ser ressarcido visando melhorar o faturamento da farmácia no processo de fechamento das contas.

O mercado de consumo passou por grandes impactos no decorrer da pandemia, gerando aumento de demanda pela procura de medicamentos e suplementos, mas ao mesmo tempo elevando a quantidade de concorrentes, o que reduziu as margens de lucros para algumas redes mais isoladas.

O fato de poder manter as contas sob controle ajuda a manter as forças produtivas e de geração de vendas da empresa.

Benefícios do planejamento tributário 

Ao contar com um bom planejamento tributário, a empresa da área de farmácia pode adotar melhores estratégias para tomada de decisão para beneficiar o negócio e o controle tributário da empresa.

A tarefa não é fácil, esse tipo de gestão exige investimentos em instalação de sistemas automatizados de registro e controle de dados, emissão de notas e de controle de entrada e saída de produtos.

A empresa necessitará contar com a dedicação de uma boa assessoria de contabilidade para organizar as tributações e acompanhar as mudanças frequentes na legislação e adequar a empresa sempre em relação as devidas obrigações.

O cadastro de produtos

O processo de cadastramento de produtos é outro fator que interfere no planejamento tributário, no planejamento de vendas e na administração.

O cadastro deve contar com sistemas que automatizam as informações e os dados essenciais de cada produto, com o investimento em tecnologia que ajuda nos processos de gestão e de controle de gestão de impostos.

Ao contar com a ferramenta de um cadastro inteligente a empresa pode, de ponta a ponta, realizar o cadastro dos produtos, calcular preços, atualizar valores, calcular impostos, registrar entrada e saída de produtos e ajudar a equilibrar a contabilidade da empresa.

Lembrando que o cadastro de produtos farmacêuticos, incluindo os medicamentos controlados, é outra obrigação que faz parte do planejamento tributário e da empresa, lembrando que os produtos são tributados a partir da distribuidora e do laboratório.

Em alguns casos, a farmácia não precisa pagar imposto sobre o produto, mas sobre a venda e entrega do produto, sendo um fator a ser detalhado junto ao contador.

A tecnologia certa

Ao contar com sistemas automatizados, registros de cadastros e outras iniciativas tratam-se de manter a farmácia com a tecnologia certa.

Em muitos casos, é indicado treinar a equipe do setor administrativo e de vendas a saber utilizar os sistemas de controle, de registros e de planejamento.

Regras de tributação

As regras de tributação, seja para a farmácia formalizada no Simples Nacional ou no Lucro Presumido, podem variar conforme as práticas da empresa.

Devemos lembrar que as regras podem ser alteradas de tempos em tempos, seja para simplificar ou para orientar os cálculos de recolhimento de tributos.

Geralmente, os sistemas do governo e de emissão de notas, por exemplo, são atualizadas automaticamente quando há isenções ou aplicações de aumento de impostos.

Portanto, o planejamento tributário é de forma essencial e eficaz para a organização de uma farmácia, seja uma pequena drogaria ou uma rede de farmácias que atua em diferentes bairros, cidades e estados.

Em todos os casos, é indicado contar com uma boa assessoria de contabilidade e jurídica e manter todas as contas em dia, sempre utilizando sistemas automatizados para cadastro de produtos e de lançamentos.

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