Como deve ser feita a precificação de serviços para pet shop: confira!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Como Deve Ser Feita A Precificacao De Servicos Para Pet Shop Confira Blog - Santo Tributo

A falta de lucro pode ir além que gastos excessivos. Em alguns casos, o problema está na precificação. O valor de venda pode estar incorreto e não ser suficiente para cobrir os custos e gerar lucro.

A precificação tem o papel primordial em qualquer empresa. Afinal, o preço de venda de um produto ou serviço deve ser suficiente para cobrir todos os custos e despesas e ainda gerar lucro.

Por mais que as vendas fluam e a empresa mantenha os custos reduzidos, se o preço não estiver correto, certamente a loja terá prejuízos.

O pet shop vende produtos e também serviços. Portanto, é importante que o empreendedor saiba precificá-los.

Por isso, para ajudar nesta tarefa complexa, preparamos algumas dicas importantes.

Leia também:

Qual o conceito de precificação?

A precificação é um processo com função de monetizar o produto ou serviço oferecido ao cliente.

O objetivo deste processo é encontrar um preço justo para o consumidor e também para a empresa.

Afinal, o preço alto demais afasta o consumidor e o preço baixo demais compromete as finanças de qualquer empresa.

Como é definida a precificação?

A precificação deve ser feita levando em consideração alguns fatores. Veja:

  • Tipo de serviço ou produto

A precificação por tipo de serviço ou produto é complexa, já que ela considera a natureza do que está sendo vendido.

Por exemplo, a loja vende diversos produtos e cada um deles depende de fatores para ser precificado.

Nesse método, as características de cada mercadoria ou serviço são levadas em conta, como qualidade, raridade e outros.

Por exemplo, um sabonete de marca nacional pode custar mais que um outro nacional pelo fator raridade. Já um condicionador vegano pode custar mais devido aos componentes da fórmula.

No fim, as margens de lucro também serão variáveis.

  • Segmento de mercado

A precificação por segmento considera o mercado de atuação.

Apesar de serem bem próximos, o mercado de venda de produtos para animais, serviços estéticos e serviços médicos estão em segmentos diferentes de mercado.

Cada um deles tem organização e lógica de preços próprios.

A precificação ocorre por uma busca de preços junto aos concorrentes similares. Isso garante preços condizentes com a atual realidade do mercado.

Mas é claro que a empresa pode cobrar acima desse valor, desde que o pet shop proponha valor de negócio equivalente a esses preços.

Todavia, ao precificar por segmento não há como garantir que esses valores são necessários para cobrir todos os gastos da empresa.

  • Escalada por vendas

A precificação escalada por vendas tem objetivo de trazer uma maior segurança financeira. Quanto mais um produto é vendido, sua margem de lucro deve ser menor.

O ganho com essa mercadoria será por quantidade vendida,

Da mesma forma, quanto o produto tiver menor saída, a sua margem de lucro por unidade será maior. Então, o ganho será por valor.

  • Custos do produto

Primeiramente, é necessário compreender a diferença entre os custos variáveis e os custos fixos.

Custos variáveis são aqueles que só existem se houver vendas. Logo, eles são maiores quando vende mais e menores quando as vendas são menores.

Por exemplo, comissão dos funcionários, água e luz nos serviços de banho e tosa, entre outros.

Já os custos fixos são aqueles que existem independente de vender ou não. Ou seja, aluguel da loja, salários dos funcionários, internet e outros.

Para precificar, é importante considerar o valor da hora de cada empregado. Isso porque o preço deve estar associado ao que é pago de salário.

Na hora de precificar os serviços, as características também devem ser analisadas. Afinal, o banho de um animal de grande porte demora muito mais que um de pequeno porte. 

Além disso, a quantidade de material usado será maior ou menor em cada caso.

  • Mark-up

O mark-up é um índice com função multiplicadora. Ele é aplicado sobre os custos de um serviço ou produto para que assim se encontre o preço de venda.

  • Impostos

Mesmo um um pet shop pequeno precisa contabilizar o valor dos impostos para precificar seus produtos e serviços.

Isso porque por menores que sejam, ao serem somados em um montante se tornam valores bem relevantes.

Dessa forma, é essencial conhecer todos os tributos pagos tanto na entrada quanto na saída de mercadorias ou na prestação de serviços.

  • Margem de Lucro

O lucro é a razão de existir de todos os negócios. Por isso, ele jamais pode ser negligenciado.

Por isso, a margem de lucro também deve estar nessa conta de precificação. A determinação é feita por um cálculo de formas distintas para cada produto ou serviço.

Na revenda de produtos é recomendado uma taxa mais baixa. Porém, é sempre bom deixar o preço um pouco maior para que em eventuais descontos ou promoções o preço seja reduzido sem causar prejuízos.

A verdade é que não dá pra usar apenas um método de precificação. O ideal é usar todos juntos.

Por ser um processo complexo, todas as variáveis precisam ser analisadas e utilizadas.

Ou seja, utilizam-se os preços dos concorrentes, as características dos produtos ou serviços e também.

Só assim ficará mais fácil chegar a um preço justo e bem sucedido.

Tenha auxílio especializado em seu pet shop

Os cálculos da precificação de serviços e produtos de um pet shop não é tarefa muito fácil. É um processo que requer conhecimento, atenção, tempo e muita paciência.

Afinal, uma série de fatores deve ser considerada nesse momento. Mas é importante que esses cálculos sejam realizados de forma precisa.

O preço correto e justo é benefício para o cliente e também para a empresa. Isso faz parte de uma gestão financeira eficiente.

Portanto, na hora de precificar, é fundamental ter o suporte de uma equipe contábil, pois ela terá maior facilidade em colocar todos esses fatores em prática. 

Sem dúvidas, isso dará uma maior segurança financeira a empresa e não prejudicará a gestão do seu Pet Shop.

A Santo Tributo é um escritório contábil com muita experiência no mercado de Pet Shop. 

Oferecendo o suporte não somente na precificação, mas em outras atividades cuja Contabilidade é essencial.

Conheça nosso portfólio por meio da nossa página na internet e entre em contato com um dos nossos profissionais.

Assim, sua empresa será capaz de oferecer produtos e serviços com qualidade e preços justos.

CLIQUE GARANTA UMA PRECIFICAÇÃO CORRETA EM SEU PET SHOP COM NOSSO APOIO

5/5 - (1 vote)
Summary
 Como deve ser feita a precificação de serviços para pet shop: confira!
Article Name
Como deve ser feita a precificação de serviços para pet shop: confira!
Description
A falta de lucro pode ir além que gastos excessivos. Em alguns casos, o problema está na precificação. Leia o nosso artigo e saiba mais!
Author
Publisher Name
Santo Tributo
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Santo Tributo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
O planejamento tributário é exigido para o setor de mercado…
Cresta Posts Box by CP